Série "Por Trás do Xeque: As Histórias que Marcam o Jogo"
- Giovani Freitas
- 6 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2024

Na última quarta-feira, dia 04 de dezembro de 2024, data em que tivemos o 3º Dia do Elo de Honra com o Veterano, tive a oportunidade de ensinar o jogo de xadrez ao Sr. 2º Tenente PM Augusto Cesar de Oliveira. Durante a atividade, aconteceu algo curioso e inspirador. Em um dos primeiros jogos, o veterano foi surpreendido pelo famoso "Xeque do Pastor", um xeque-mate rápido e estratégico, que ganhou esse nome em alusão a uma jogada clássica. Assim nasceu está série de postagem que denomino com o título Série "Por Trás do Xeque: As Histórias que Marcam o Jogo".
O detalhe curioso é que o Sr. Ten Augusto Cesar, também é pastor em uma igreja evangélica. Quando expliquei o nome da jogada, ele achou a coincidência muito interessante e até divertida. Esse momento descontraído me despertou uma nova curiosidade: quais seriam as histórias por trás dos nomes de outros xeque mates conhecidos?
Apesar de jogar xadrez desde 2004, ou seja, há mais de 20 anos, confesso que nunca havia parado para investigar a origem desses nomes. Inspirado por essa experiência, decidi começar uma série de postagens para compartilhar as histórias, curiosidades e significados escondidos nas nomenclaturas das jogadas mais emblemáticas do xadrez.
A primeira história, claro, será a do Xeque do Pastor, um nome com uma origem tão simples quanto estratégica, mas que nesse dia, ganhou um significado especial. Acompanhe e descubra comigo esse fascinante universo que vai além do tabuleiro! ♟️
Comments