top of page

O Xadrez e as Instituições Militares: A Revolução Cognitiva

Atualizado: 16 de dez. de 2024



Dúvidas quebradas!

Você sabia que o xadrez está ganhando cada vez mais espaço nas instituições militares? Reconhecido como uma ferramenta poderosa para desenvolver habilidades estratégicas, tomada de decisão e raciocínio lógico, o jogo tem sido incorporado em diversas academias e escolas de formação.


O Xadrez na Polícia Militar de Minas Gerais


A partir de 2023, a Academia de Polícia Militar, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), através do Laboratório do Cérebro (LabCer), como uma de suas trilhas de atuação, passou a utilizar o Xadrez como instrumento de cognição dentro da instituição. Essa inovação, levou à EFAS a ser a pioneira em Minas Gerais na execução de 02 Torneios de Xadrez para os alunos do CFS, sendo o primeiro em 2023 e o segundo em 2024, com o apoio técnico da Fundação Brasileira de Xadrez.

Após assumir o comando da Academia de Polícia Militar, o Sr. Cel Luiz Marinho, fez questão de conhecer o LabCer e suas atividades, quando ficou sabendo da realização do 2º Torneio de Xadrez da EFAS, se fazendo presente ao evento e, à partir daí, nasceu a Academia do Cérebro (CERAPM) que deu um novo rumo ao Xadrez na Polícia Militar de Minas Gerais, e consequentemente às atividades do LabCer que estavam restritas à EFAS e hoje já alcançam o pessoal administrativo da APM (civil e militar) e veteranos, e continuará com os alunos do CFS, iniciando em 2025 com os alunos do CFSD.


Nas pesquisas realizadas pela internet não foram identificadas iniciativas no Brasil de Polícia Militar que tivessem um programa ou projeto de aprendizado voltado para os discentes, tão pouco para o seu público administrativo e veteranos. Com isso, a iniciativa da APM pode ser a primeira a ter essa amplitude de alcance, o que será objeto de estudo e pesquisa para confirmar a informação em 2025.


A vontade de postar sobre esse assunto de hoje, nasceu após um colega, em um domingo e estando ele de férias, levantou questões sobre a importância do xadrez na atividade policial militar, sobretudo na Polícia Militar de Minas Gerais. Essa troca de ideias, ocorrida em um uma mensagem de WhatsApp, provocou uma reflexão e me levou a pesquisar o quanto outras instituições e escolas valorizam esse jogo milenar. O resultado? Constatei de que o xadrez já é adotado há anos por outras instituições militares e suas escolas de formações, incluindo os colégios militares.

Com isso descobri inúmeras atividades instituições militares com o uso do xadrez, o que me fez reafirmar a minha certeza de que estamos no caminho certo. Confesso que essa curiosidade de pesquisar sobre a utilização do Xadrez em outras instituições militares só nasceu após o questionamento do colega quanto à importância dessa atividade em nosso meio, o que não vem apenas dessa última conversa, mas desde quando iniciei no programa LabCer, em meados do ano de 2023, à convite da então Senhora Capitã PM Joice, desde ontem, constando no quadro de acesso para merecidamente promoção à Major, a qual é psicóloga da PMMG, idealizadora e Chefe da Academia do Cérebro, da qual faço parte hoje com muito orgulho e com a convicção de que é um programa que ajudará na preservação da saúde mental dos militares da ativa e veteranos e, consequentemente, salvará muitas vidas.


Por que o Xadrez?


O xadrez é mais do que um jogo; ele é uma ferramenta de desenvolvimento cognitivo. Algumas habilidades desenvolvidas incluem:


  • Planejamento Estratégico: Antecipar movimentos e consequências.


  • Tomada de Decisão Sob Pressão: Escolher o melhor caminho em situações desafiadoras.


  • Resiliência Mental: Aprender com erros e se adaptar rapidamente.


Um Futuro Promissor


Com a adoção do xadrez como parte do "treinamento", a Academia de Polícia Militar de Minas Gerais está fortalecendo não apenas as habilidades táticas de seus profissionais, mas também promovendo o desenvolvimento intelectual e emocional.


Na Academia do Cérebro, acreditamos que o xadrez é uma porta para um futuro mais estratégico e focado. E você, já experimentou os desafios e aprendizados que esse jogo milenar pode oferecer?


Algumas das inúmeras matérias que demonstra a utilização do xadrez nas instituições militares pelo Brasil:









São tantas e variadas a utilização do xadrez nas instituições e escolas militares que nos levam a crer que a Sra. Major Joice acertou quando quis trazer o xadrez para a PMMG, não apenas como um jogo recreativo, mas como uma ferramenta cognitiva poderosa utilizada por reis e generais ao longo da história da humanidade, o que é retratado em filmes, livros e diversas lendas e histórias.


Reflexão Final


Nada acontece por acaso. Uma mensagem que, à primeira vista, parecia questionar a importância do xadrez na Academia de Polícia Militar, acabou sendo o gatilho para uma reflexão mais profunda. Provocado pelas dúvidas de um colega, me vi impulsionado a buscar conhecimento e comprovar a relevância do xadrez nas instituições militares.

Essa experiência reforça que, mesmo críticas ou questionamentos, quando acolhidos com mente aberta, podem nos levar a descobertas importantes. Pode até parecer que perdi parte do meu domingo "trabalhando", mas na realidade ganhei aprendendo um pouco mais sobre esse tema fascinante. Às vezes, as respostas que buscamos vêm exatamente das provocações que enfrentamos.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page